sexta-feira, 16 de julho de 2010

10º e último dia... mendiga Rita

Serei breve e sucinta, porque não houveram sobressaltos nem nada de novo, para além de uma entrevista.
Sim, é verdade, o nosso trabalho foi reconhecido até esse ponto, e não poderíamos ter finalizado da melhor maneira.
Começaram por fotografar todo o processo de transformação. Passei rapidamente de Rita a mendiga, e isto, no meio da rua...
Pela terceira vez, já é de ficar à vontade. Então seguimos todos juntos, de maneira a que eu me pudesse afastar sem dar nas vistas.
Acabei por ir ter ao mesmo sitio em que estive pela primeira vez.
16h, a Baixa estava cheia como nunca, e os minutos demoravam a passar. E mais uma vez, dei por mim a pensar e repensar em tudo, era a maneira mais natural de manter a minha personagem, e aguentar o tempo necessário.
Senti que apesar de visível, voltei a passar despercebida para muita gente. As emoções e as sensações repetiram-se, mas o nervosismo, desta vez não veio comigo. Esteve somente presente, quando me disseram de surpresa, que era eu quem ia realizar o último dia.
As minhas colegas, falaram de toda a experiência, enquanto eu fui acompanhada pelo fotografo do jornal.
Agi normalmente, como se não me estivesse a aperceber de nada e na minha opinião, correu tudo da melhor maneira.
Assim que acabámos a nossa tarde, ligámos de imediato a todos os professores que nos acompanharam. Eles felicitaram-nos por termos chegado até aqui, e nós não poderíamos estar mais orgulhosas.
O projecto acabou e nós ganhámos sem dúvida uma grande experiência de vida.
Foi de facto difícil, mas o grupo conseguiu atingir todos os objectivos e o reconhecimento merecido.
Desde já, um grande Obrigada a todos!
E em breve daremos noticias quanto ao concurso.

5 comentários:

  1. Muitos parabéns as 4 meninas!
    Tenho seguido de perto dia após dia todas as "historias" (e até tenho estado presente num dos dias) e fico orgulhosa de todo o projecto!
    Já ganharam só com a realização do mesmo! A grande experiencia que levam com vocês é muito mais do que imaginavam e será mais uma experiencia de vida!

    Muitos parabéns mesmo!

    ResponderEliminar
  2. Parabéns por terem atingido todos os objectivos necessários, e por terem chegado até aqui. Não era qualquer um que o conseguia!
    Decerto que não foi uma experiência fácil mas foi para a vida. E o trabalho, reconhecido e valorizado.
    Quatro jovens conscientes e bastante esforçadas. De certeza que ainda vão dar que falar.
    Beijinhos,
    P.P.

    ResponderEliminar
  3. Estou à pouco tempo a par de todo o projecto, mas sem duvida que se destaca imenso.
    Maioria dos textos estão sentidos e uns mais realistas que outros, mas faz a todos os de fora viver um pouco da vossa experiência não conseguindo, ainda assim, sentir na pele muitas das dificuldades...Que seria remédio santo para abrir os olhos a muitos.
    Muitos parabens!!

    ResponderEliminar
  4. Olha, espectacular.
    Li os vossos relatos dos 10 dias, e achei único, creativo, muito consciente, muito inspirador e cativante.
    Nem acredito que as vossas cabeças são portuguesas!
    Que orgulho para o País.
    Vocês demoveram-me...
    Com a vossa permissão, adoraria por em prática uma réplica do vosso estudo cá no Algarve, em Portimão, e adicionar, com esclarecimentos e acordos prévios, a este blogue, ou a um outro similar, já que este se destina a um concurso.
    Era excelente que conhecessem outros grupos de outras zonas do País que pusessem esta ideia em prática, para no fim, se gerar um debate de ideias, também um diálogo de comparações entre as atitudes das gentes de cada canto do país.
    E espalhar a notícia dos vossos resultados pelas ruas, pelos meios que conseguirem, até mesmo que esta minha sugestão de última hora se concretize, acho que o vosso grupo merece reconhecimento.
    Completamente.
    Lutem pelo reconhecimento, miúdas! :)
    Vocês merecem.

    ResponderEliminar
  5. Olá !
    Gostei do seu blog. Pode seguir o meu blog ?
    http://xxx-memories-xxx.blogspot.com/
    Ficarei feliz em ver você lá no meu cantinho !


    Bjoos <3

    ResponderEliminar