Foi a coisa mais assustadora que ouvi hoje, mas já lá vamos...
Cheguei à baixa já elas lá estavam à minha espera. Fui vestir-me, entrei uma coisa e sai outra.
Optei por ficar logo na rua dos armazéns do Chiado, hoje é sábado e imensa gente passa por ali, por isso decidi que seria um bom sitio para ficar.
Sentei-me num canto e comecei logo a sentir os olhares das pessoas sobre mim... A pena, a injustiça, as questões... Enfim todo o tipo de emoções que por norma sou capaz de gerir, mas naquele momento e na situação que estava, tudo isso ganhava uma estranha grandeza!
Passaram-se minutos que pareciam horas na rua por onde passo regularmente e que desta vez tinha um tamanho gigante (por incrível que pareça, do chão as pessoas parecem ainda maiores e desinteressadas).
Chegou a altura de mudar de rua... Procurar um beco para poder descontrair respirar fundo... Sai apresada, precisava de descansar a cabeça e o corpo de tantos olhares! Escondi-me perto do "Amo-te Chiado", mas mesmo assim os olhares pareciam estar em todos os cantos.
Recompus-me e lá fui eu! Decidi que o lugar onde queria ficar era a escada que fica perto da saída da Baixa Chiado. Sentei-me e algumas pessoas olharam, mas achei que podia mais... Então deitei-me na escada e passados poucos minutos um rapaz que vinha a descer parou perto de mim, perguntou se queria alguma coisa, se estava bem, se queria alguma coisa. Apenas conseguia responder acenando com a cabeça.
Passam então as pessoas conhecidas. Escondo-me, disfarço, fecho os olhos (tanta coisa me passou pela cabeça quando fechei os olhos).

"estas bem?"
"precisas de alguma coisa?"
"não te queres sentar e beber um pouco de água?"
"alguém te fez mal?"
"foste violada?"
Respondi que não e sentei-me nas escadas, quando reparei tinha imensas pessoas à minha volta, só consegui levantar-me e correr... Fugi!
Decidi que por hoje e depois das aventuras que tinha passado, eram bom para mim, não ficar mais tempo, por isso passei pelas minhas colegas, entrei nos Armazéns do Chiado e voltei a ser a Joana... Por hoje e como primeira experiência gostei, mas ainda estou a tentar gerir as emoções... Foram tantas e tão confusas, que agora só quero o meu conforto...
FOTOGRAFIA MAIS HARDCORE! Pesadíssima!
ResponderEliminarNunca pensei que tu Joaninha, fosses capaz de fazer tamanha grandeza. Este acto, que tu e as tuas amigas estão a fazer devia ser divulgada, não era, ao país... era ao mundo! Que cada pessoa deste mundo, se pusesse nem que fosse por um minuto, na pele de um mendigo, e das dificuldades, das emoções diárias que "sofrem". Continuação de um óptimo projecto. Beijinho grande!
ResponderEliminarandei à procura e não vos vi. se calhar ainda bem... pense nas emoções. hoje digo para pensar. e para sentir.
ResponderEliminarbjs
Carla L.
meninas, tenho orgulho em voces, tudo o que passam, tudo o que relatam aqui conseguem emocionar qualquer pessoa.
ResponderEliminarProjecto perfeito para abrir os olhos de muitas pessoas...
beijinhos.
ADORO O VOSSO PROJECTO !! *
ResponderEliminarespero que consigam o sucesso desejado pois bem que o merecem porque este projecto foi muito bem pensado .
boa sorte :)
beijinhos *
Sónia Almeida
Um bom projecto, com grandeza e pensado ao pormenor.. é preciso força e muita coragem para se disporem a fazer este papel, encarnarem pessoas que não são e exporem-se desta forma ao mundo! Falando naquilo que diariamente fazemos, passamos por um mendigo e se for preciso nem para ele olhamos, nem sequer reparamos que lá está, e neste caso e pelos vossos testemunhos as pessoas observam, questionam-se, sentem pena...e é disto que muitas pessoas "precisam" para dar valor a tudo e todos que existem, independentemente de raça ou grau social..
ResponderEliminarBom trabalho, e apesar da dificuldade sentida por vós, continuem! Boa sorte. (P.S: acho que deveriam divulgar este projecto para uma maior número de pessoas, até mesmo a nível nacional, quem sabe através da comunicação social!? pensem nisso ;) )
Beijinhos
Joana B.
concordo plenamente com a ideia da joana b. de divulgarem o projecto à comunicação social!
ResponderEliminarass: uma amiga de uma amiga vossa (a bea):)
esta brutal! fiquei arrepiada com a descrição dos vossos dias!
ResponderEliminarfugiste e felizmente tens onde te esconder, agora pensa naqueles que por mais que fujam não encontram porto seguro =( são tantos e com situações tão diferentes que é difícil saber por onde começar a ajudar. gosto do projecto, vou continuar ligada a ele enquanto durar :) *
ResponderEliminarMuito bom! Parabéns pela exclente iniciativa e óptimo trabalho realizado. Espero que consiga trazer algo de muito positivo a certas mentes. :)*
ResponderEliminarÉ preciso muita coragem para fazer o que vocês estão a fazer......ter que gerir com as emoções e as pessoas que passam pela rua não é tarefa fácil, acredito. Acabamos por aprender um pouco dos outros e as necessidades que mais nos faltam nestes momentos!!!
ResponderEliminarMuito fixe, estou sem palavras...
ResponderEliminarJoana R
Ser mendigo é muito complicado......vida de mendigo é dura
ResponderEliminarTenho seguido os vossos relatos e tenho gostado do que tenho lido
Mas querer ajudar um mendigo é de veras complicado n sabemos numca o que se passa na quelas cabeças tenho isso como esperiencia a ajuda tb é dura
Desejo que tudo vos corra como desejarem
Bjs para todas
Parabéns, é um grande trabalho. Acho que é uma optima ideia para comunicar o que acontece cada dia nas ruas.Muito interessante.
ResponderEliminarParabéns maninha! Foste mt corajosa ;) Força e boa sorte para o resto do projecto! Bjinhos
ResponderEliminarVamos ao concreto, meninas de bem. Conheceis a Madre Teresa de Calcutá ?
ResponderEliminarAgora ide e fazei como ELA. Sereis capazes ou a cobardia só serviu para um trabalho escolar e elogios váriosc ????
"Anónimo disse...
ResponderEliminarVamos ao concreto, meninas de bem. Conheceis a Madre Teresa de Calcutá ?
Agora ide e fazei como ELA. Sereis capazes ou a cobardia só serviu para um trabalho escolar e elogios váriosc ????"
Não entendo o quer chegar!
*onde quer
ResponderEliminar