sábado, 3 de julho de 2010

3º dia... mendiga Joana

FOSTE VIOLADA?

Foi a coisa mais assustadora que ouvi hoje, mas já lá vamos...

Cheguei à baixa já elas lá estavam à minha espera. Fui vestir-me, entrei uma coisa e sai outra.
Optei por ficar logo na rua dos armazéns do Chiado, hoje é sábado e imensa gente passa por ali, por isso decidi que seria um bom sitio para ficar.
Sentei-me num canto e comecei logo a sentir os olhares das pessoas sobre mim... A pena, a injustiça, as questões... Enfim todo o tipo de emoções que por norma sou capaz de gerir, mas naquele momento e na situação que estava, tudo isso ganhava uma estranha grandeza!

Passaram-se minutos que pareciam horas na rua por onde passo regularmente e que desta vez tinha um tamanho gigante (por incrível que pareça, do chão as pessoas parecem ainda maiores e desinteressadas).

Chegou a altura de mudar de rua... Procurar um beco para poder descontrair respirar fundo... Sai apresada, precisava de descansar a cabeça e o corpo de tantos olhares! Escondi-me perto do "Amo-te Chiado", mas mesmo assim os olhares pareciam estar em todos os cantos.
Recompus-me e lá fui eu! Decidi que o lugar onde queria ficar era a escada que fica perto da saída da Baixa Chiado. Sentei-me e algumas pessoas olharam, mas achei que podia mais... Então deitei-me na escada e passados poucos minutos um rapaz que vinha a descer parou perto de mim, perguntou se queria alguma coisa, se estava bem, se queria alguma coisa. Apenas conseguia responder acenando com a cabeça.
Passam então as pessoas conhecidas. Escondo-me, disfarço, fecho os olhos (tanta coisa me passou pela cabeça quando fechei os olhos).
Abri os olhos e tinha junto de mim uma menina preocupada que me fez imensas perguntas:
"estas bem?"
"precisas de alguma coisa?"
"não te queres sentar e beber um pouco de água?"
"alguém te fez mal?"
"foste violada?"
Respondi que não e sentei-me nas escadas, quando reparei tinha imensas pessoas à minha volta, só consegui levantar-me e correr... Fugi!
Decidi que por hoje e depois das aventuras que tinha passado, eram bom para mim, não ficar mais tempo, por isso passei pelas minhas colegas, entrei nos Armazéns do Chiado e voltei a ser a Joana... Por hoje e como primeira experiência gostei, mas ainda estou a tentar gerir as emoções... Foram tantas e tão confusas, que agora só quero o meu conforto...

18 comentários:

  1. FOTOGRAFIA MAIS HARDCORE! Pesadíssima!

    ResponderEliminar
  2. Nunca pensei que tu Joaninha, fosses capaz de fazer tamanha grandeza. Este acto, que tu e as tuas amigas estão a fazer devia ser divulgada, não era, ao país... era ao mundo! Que cada pessoa deste mundo, se pusesse nem que fosse por um minuto, na pele de um mendigo, e das dificuldades, das emoções diárias que "sofrem". Continuação de um óptimo projecto. Beijinho grande!

    ResponderEliminar
  3. andei à procura e não vos vi. se calhar ainda bem... pense nas emoções. hoje digo para pensar. e para sentir.
    bjs
    Carla L.

    ResponderEliminar
  4. meninas, tenho orgulho em voces, tudo o que passam, tudo o que relatam aqui conseguem emocionar qualquer pessoa.
    Projecto perfeito para abrir os olhos de muitas pessoas...

    beijinhos.

    ResponderEliminar
  5. ADORO O VOSSO PROJECTO !! *
    espero que consigam o sucesso desejado pois bem que o merecem porque este projecto foi muito bem pensado .

    boa sorte :)

    beijinhos *
    Sónia Almeida

    ResponderEliminar
  6. Um bom projecto, com grandeza e pensado ao pormenor.. é preciso força e muita coragem para se disporem a fazer este papel, encarnarem pessoas que não são e exporem-se desta forma ao mundo! Falando naquilo que diariamente fazemos, passamos por um mendigo e se for preciso nem para ele olhamos, nem sequer reparamos que lá está, e neste caso e pelos vossos testemunhos as pessoas observam, questionam-se, sentem pena...e é disto que muitas pessoas "precisam" para dar valor a tudo e todos que existem, independentemente de raça ou grau social..

    Bom trabalho, e apesar da dificuldade sentida por vós, continuem! Boa sorte. (P.S: acho que deveriam divulgar este projecto para uma maior número de pessoas, até mesmo a nível nacional, quem sabe através da comunicação social!? pensem nisso ;) )

    Beijinhos
    Joana B.

    ResponderEliminar
  7. concordo plenamente com a ideia da joana b. de divulgarem o projecto à comunicação social!
    ass: uma amiga de uma amiga vossa (a bea):)

    ResponderEliminar
  8. esta brutal! fiquei arrepiada com a descrição dos vossos dias!

    ResponderEliminar
  9. fugiste e felizmente tens onde te esconder, agora pensa naqueles que por mais que fujam não encontram porto seguro =( são tantos e com situações tão diferentes que é difícil saber por onde começar a ajudar. gosto do projecto, vou continuar ligada a ele enquanto durar :) *

    ResponderEliminar
  10. Muito bom! Parabéns pela exclente iniciativa e óptimo trabalho realizado. Espero que consiga trazer algo de muito positivo a certas mentes. :)*

    ResponderEliminar
  11. É preciso muita coragem para fazer o que vocês estão a fazer......ter que gerir com as emoções e as pessoas que passam pela rua não é tarefa fácil, acredito. Acabamos por aprender um pouco dos outros e as necessidades que mais nos faltam nestes momentos!!!

    ResponderEliminar
  12. Muito fixe, estou sem palavras...

    Joana R

    ResponderEliminar
  13. Ser mendigo é muito complicado......vida de mendigo é dura

    Tenho seguido os vossos relatos e tenho gostado do que tenho lido

    Mas querer ajudar um mendigo é de veras complicado n sabemos numca o que se passa na quelas cabeças tenho isso como esperiencia a ajuda tb é dura

    Desejo que tudo vos corra como desejarem

    Bjs para todas

    ResponderEliminar
  14. Parabéns, é um grande trabalho. Acho que é uma optima ideia para comunicar o que acontece cada dia nas ruas.Muito interessante.

    ResponderEliminar
  15. Parabéns maninha! Foste mt corajosa ;) Força e boa sorte para o resto do projecto! Bjinhos

    ResponderEliminar
  16. Vamos ao concreto, meninas de bem. Conheceis a Madre Teresa de Calcutá ?
    Agora ide e fazei como ELA. Sereis capazes ou a cobardia só serviu para um trabalho escolar e elogios váriosc ????

    ResponderEliminar
  17. "Anónimo disse...

    Vamos ao concreto, meninas de bem. Conheceis a Madre Teresa de Calcutá ?
    Agora ide e fazei como ELA. Sereis capazes ou a cobardia só serviu para um trabalho escolar e elogios váriosc ????"

    Não entendo o quer chegar!

    ResponderEliminar